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Especificações dos Pneus; saiba mais

175/70 R14, 165/70 R13 são algumas das especificações dos pneus que na maioria das vezes acabam deixando o motorista confuso na hora de comprar pneus novos; seja por não lembrar, como por realmente não saber o que cada letra e número significa. Por isso preparamos esse artigo para que você compreenda e guarde de uma vez por todas essas especificações e assim nunca mais demore horas tentando lembrar o que cada descrição significa.

Todo mundo gosta de economizar em gastos com pneus buscar utiliza-los ao máximo, até o fim de sua vida útil. Mas quando é necessário realizar a troca sempre surge algumas dúvidas quanto as especificações como por exemplo: Qual é a medida que devo utilizar? 175/70 ou 205/55? Será que o pneu que irei comprar está “vencido”?

Customizar o carro é um hábito que muitos brasileiro tem, e uma das modificações mais comuns é justamente mexer nas rodas e nos pneus que vieram de fábrica; porém é importante entender que aquelas determinações que vieram padrão de fábrica da roda e dos pneus são para um melhor desempenho e segurança do veículo; ou seja, modifica-las pode realmente trazer consequências financeiras e comprometer a segurança do motorista e em consequência dos passageiros também.

Por isso que compreender especificações na lateral dos pneus é algo tão importante quanto verificar se eles estão “carecas“. Esses caracteres na lateral do pneu representam a identidade dele, consequentemente você compreenderá se ele realmente atende as especificações do seu veículo. Essas informações na lateral do pneu informam sua; data de fabricação, dimensões, capacidade de carga, velocidade suportada e mais. Mas vamos compreender algumas dessas escritas.

 

Especificações de Validade: (DOT 3110)

A média de validade dos pneus é de cinco anos, por isso descobrir a data de fabricação é primordial para entender se o pneu já passou do prazo de troca (vencimento). Na lateral do pneu procure identificar as letras “DOT” seguida de um conjunto de quatro números “3110”. É nesses números que você deve prestar muita atenção.

Os dois primeiros números representam a semana do ano que o pneu foi fabricado (no exemplo citado acima é a trigésima primeira semana), e os dois últimos números são o ano de fabricação (no exemplo citado dois mil e dez) ou seja: Esse pneu foi fabricado entre os dias 2 e 8 de agosto do ano de 2010. Em consequência dessa informação, descobrimos que esse pneu está “vencido”, que ele já passou o período de troca por estarmos no ano de 2021 (10 anos após a data de fabricação).

Não recomendamos andar com pneus com o prazo acima de 5 anos da data de fabricação, pois o veículo pode ficar exposto a alguns riscos como: volante vibrar com mais intensidade, numa curva ele pode romper perdendo o ar completamente. Por isso fique atento a essa descrição!

 

Especificação de Medidas: (175/70 R13)

Uma das diferenciações dos pneus que todo mundo deve decorar e saber o que cada parte significa são as medidas:

175 – Representa a largura do pneu. Ela é medida em milímetros (mm) de um flanco a outro
70 – Representa a relação entre altura (H) e largura (S) da seção
R – Representa a estrutura da roda. Nesse caso a estrutura é Radial
13 – Representa o diâmetro interno do pneu(aro) em polegadas


A largura do pneu é medida em milímetros (mm) de um flanco a outro. E o resultado da relação entre largura x altura do pneu surge em porcentagem; /55, /60, 70 entre outras, que significa que a altura do pneu equivale a uma determinada porcentagem da largura do pneu. Radial (R) são os tipos de pneus mais frequentes, e são caracterizados pelo alinhamento radial de cordas dentro do pneu; aumentando a resistência na rodagem a velocidades elevadas, melhorando a aderência e possibilitando um maior conforto na condução.


Determinação de Tração: (Traction AA)

Representa a aderência do pneu numa pista molhada. Os pneus tem sua frenagem testada em pista seca ou em um concreto molhado controlado em linha reta, com o objetivo de testar a capacidade de parar por completo o veículo. O índice de Traction é determinado pelas letras “AA” que significam o índice mais elevado. Temos também os índices “A”, “B” e “C” que representam um índice um pouco mais baixo, sendo o “C” o mínimo aceitável.


Especificações de Temperatura: (Temperature)

Um teste feito em laboratório simula o uso do pneu no solo para mensurar a temperatura do atrito, que vai indicar a resistência do pneu em relação ao aquecimento e a sua capacidade de eliminar o calor; sendo que as altas temperaturas podem provocar uma degradação do pneu. Temperatura é sempre acompanhado por uma letra, geralmente a letra “A que representa o índice mais elevado, mas pode ter a B e a C que são índices mais baixos e aceitáveis.

 

Determinação de velocidade e peso máximo (90V)

Esse índice é bem para que o motorista entenda a carga máxima suportada nos pneus sem que eles sejam afeados, e também a velocidade máxima que o pneu consegue atingir sem sofrer nenhuma alteração. Esse índice e sempre composto de dois dígitos mais uma letra.


Exemplo índice de carga comportada
81 – 462 quilos
82 – 475 quilos
83 – 487 quilos
84 – 500 quilos
85 – 515 quilos
86 – 530 quilos
87 – 545 quilos
88 – 560 quilos
89 – 580 quilos
90 – 600 quilos
91 – 615 quilos


Exemplo índice de velocidade comportada

L – 120 km/h
M – 130 km/h
N – 140 km/h
P – 150 km/h
Q – 160 km/h
R – 170 km/h
S – 180 km/h
T – 190 km/h
U – 200 km/h
H – 210 km/h
V – 240 km/h
W – 270 km/h
Y – 300 km/h

 

Após compreender algumas dessas especificações que passamos acima, você já sabe que o tipo de pneu pode influenciar no desempenho e dirigibilidade do seu veículo, e andar com pneu errado pode danificar e até causar acidentes; por tanto fique ligado!

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