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SERVIÇOS

Alinhamento e Balanceamento
Um aspecto muito importante que você deve cuidar sempre na manutenção do seu carro é o alinhamento. Veículos com ângulos da suspensão e direção incorretos podem apresentar problemas de comportamento e de segurança. Além disto, um alinhamento irregular causa um maior desgaste ao pneu e pode causar danos à suspensão, direção e rodagem.

O Alinhamento é o processo de regulagem dos ângulos da direção e suspensão do veículo. Basicamente são três ângulos a ser verificados no alinhamento: convergência/divergência, câmber e cáster. Como resultados, os pneus irão durar mais; a direção ficará macia, pois haverá menor resistência de rolamento; têm-se maior controle de direção, aumentando assim a segurança do veículo.

Quanto tempo demora para fazer o alinhamento dos pneus?
O processo é rápido: a maioria dos alinhamentos na frente e atrás demoram apenas 30 minutos!

Quando fazer o alinhamento dos pneus?
Aconselha-se a fazer em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo ou pelo menos a cada 7000 quilômetros. Outros fatores implicam instantaneamente a necessidade do serviço:
  • Impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
  • Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
  • Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória;
  • Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus;
  • Sempre que houver substituição de pneus.


O Balanceamento é o processo de compensação feito para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ele é importante para evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão e da direção.

Para que serve o balanceamento dos pneus?
O balanceamento é necessário para suprimir trepidações que possam ocorrer no volante do carro. Além disto, quando há desbalanceamento, a direção torna-se instável e ocorre um desgaste irregular dos pneus. Existem diversos sinais que indicam se os pneus estão desbalanceados.

A maneira mais comum é quando o motorista sente trepidação no volante – ou às vezes vibrações no veículo todo – ao alcançar velocidade média de 60km/h. Porém, quando os pneus do eixo trativo e dos eixos auxiliares está desbalanceado, é mais difícil perceber as vibrações. Por este motivo é necessário balancear todas as rodas com frequência.


 

Alinhamento e Balanceamento